Agronegócio Destaque Paraná

Cooperativa Integrada orienta produtores sobre o desempenho das variedades de soja na safra 2018/19

 

Birelo recomenda que o produtor experimente novas cultivares, mas que mantenha também aquelas que já conhece

O desempenho das variedades de soja na safra 2018/19 foi tema de uma palestra ministrada no início dessa semana pelo gerente de produção de sementes, Romildo Birelo, a uma plateia de 50 cooperados em Astorga (PR). Com o término da colheita da região e os fortes veranicos que atingiram praticamente todas as áreas de atuação da Integrada, o especialista da área apresentou o desempenho das variedades e deu algumas dicas sobre escolhas de variedades para o próximo ciclo.

De acordo com o gerente de produção de sementes da Integrada, somente seis variedades de soja disponíveis pela cooperativa correspondem a 90% do plantio dos cooperados, em um portfólio de mais de 30 variedades de sementes. O gerente da área de sementes explica que o produtor precisa diversificar mais o uso das variedades, de modo a atender às necessidades de cada talhão.

“A Integrada tem cultivares que se adequam ao perfil de cada área e época de plantio”, observa. Romildo completa que essa diversidade de variedades está no portfólio da cooperativa para cobrir todas as necessidades dos associados e garantir, assim, um alto índice de produtividade para diferentes tipos de clima e solo. “O produtor também tem que observar as necessidades de cada cultivar”, avalia Birelo.

Além da diversidade de variedades, Romildo explicou aos agricultores que é importante que eles não julguem as cultivares apenas pela performance da última safra. “Se nesse ano de veranico houvesse chuvas regulares, muitas variedades que não tiveram um bom desempenho, teriam expressado o seu alto potencial produtivo”, observa.

Por isso, Birelo recomenda que o produtor experimente novas cultivares, mas que mantenha também aquelas que já conhece motivada pela sua estabilidade. Ele afirma que a cooperativa possui sementes de alta qualidade e tem investido cada vez mais no segmento. O mais recente investimento são as sementes especiais, que detém alto poder de germinação e nutrientes. Na dúvida, ele enfatiza que o produtor pode sempre pedir o apoio do engenheiro agrônomo da cooperativa.

Talvez você goste

Leia Mais