Agro em Pauta Agronegócio Destaque Geral

Lançamento do Plano Safra 2020/21 acontece nesta quarta

Nesta quarta feira, 17 de junho, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) realizará o anúncio do lançamento oficial do Plano Safra 2020/21, às 16h30, no Palácio do Planalto, com a presença da ministra da Agricultura, Tereza Cristina.

No dia 5 de junho, a ministra ressaltou que a taxa de juros para o próximo ciclo agrícola, que começará no dia 1º de julho, ainda não está definida. De acordo com ela, os pequenos e médios produtores terão prioridade no crédito para a seguinte temporada, pois a intenção é viabilizar o caminho para entrar no sistema de produção de alto nível para que obtenham mais renda. Segundo ela, os grandes produtores já se beneficiam de outras formas. Expôs ainda a nova ferramenta de captação de recursos para o agro, embutida na Lei 13.986, de 7 de abril de 2020 – antiga MP do Agro, que modificou o sistema privado de financiamento do agronegócio.

No entanto, Tereza Cristina mostrou um pouco de preocupação em garantir recursos para investimentos, para o próximo ano-safra, principalmente o Inovagro, Moderagro, PCA e Moderfrota.

O setor de avicultura foi fortemente lembrado pela ministra, que ressaltou o crescente capital nas vendas externas e que demanda grandes investimentos para garantir a segurança alimentar. Com isso, ela defendeu a modernização dos aviários e reiterou a preocupação que se deve ter para atender as exigências sanitárias.

O Plano Safra que será aprovado não foi bem aceito pela ministra, que esperava mais recursos para o projeto. No entanto, ela espera que, com a aprovação, a agricultura possa ter a possibilidade de aumentar o crédito e produzir mais.

Talvez você goste

Leia Mais