Destaque Paraná

Cooperativa Agropecuária de Pedrinhas parabeniza a Embrapa Soja Londrina pelos seus 45 anos

 

 

A Embrapa Soja comemorou essa semana, dia 16 de abril, 45 anos de história na cidade de Londrina no Paraná. A unidade trabalha no desenvolvimento da cultura da soja no Brasil, produzindo pesquisas e oferecendo tecnologias e orientações técnicas que auxiliem os produtores e técnicos do agro na busca por soluções às demandas existentes no setor.

Os estudos feitos na entidade, são referência nacional e internacional e possuem uma função essencial para quem trabalha no campo.

Tendo em pauta esta importante comemoração, a reportagem da Folha de Pedrinhas conversou com o produtor e vice-presidente da Cooperativa Agropecuária de Pedrinhas Paulista, Antônio Franco Neto.

“Os resultados e pesquisas que a Embrapa traz no desenvolvimento da soja e em relação às patologias tem uma importância muito grande para a nossa produção local e regional,” aponta.

Ele ressalta que no Brasil há várias regiões diferentes e cada uma tem suas particularidades, o que demanda adaptações diversificadas nas variedades e materiais usados nas áreas. “As pesquisas estão regionalizadas a nível nacional, para o produtor brasileiro e isso é muito importante,” comenta Antonio.

O apoio que a Embrapa soja provê para as cooperativas, é destaque na fala de Antonio Franco. “Nós da cooperativa temos uma parceira muito forte com a Embrapa, um contato próximo com os pesquisadores. Todo ano surgem novas doenças e desafios, e a instituição está sempre acompanhando essa evolução, passando resultados das suas pesquisas e o que está fazendo em relação a novos materiais. Temos a Embrapa a menos de 100 km para levarmos nossas dúvidas e ela nos dá respaldo. Se eles não tem a resposta, pesquisam e depois retornam para nós com o que eles encontraram e qual o melhor caminho para seguir,” ressalta o produtor.

Colocar em prática as recomendações feitas pelo órgão de pesquisa é bastante cômodo e seguro, de acordo com Franco Neto: “É uma empresa séria, com estudo voltado realmente para a produtividade e o melhor custo benefício para o produtor rural, sem interesses comerciais. A entidade, vem sempre atuando na linha de frente. Quando surgem dúvidas, ou algum problema no campo com novos insetos, patologias e variedades, quem nós consultamos? A Embrapa.”

Em nome da Cooperativa de Pedrinhas Paulista, o vice presidente Antonio Franco deixou uma mensagem de agradecimento à diretoria, ao departamento técnico e aos colaboradores da Embrapa Soja. “Queremos dar os parabéns a Embrapa, aos pesquisadores e a toda equipe que faz um trabalho brilhante, muito bem organizado. Ficamos muito gratos com o trabalho feito em nível regional, nacional e internacional. Os produtores da nossa região e da Cooperativa agradecem muito, que continuem assim. É a mensagem que a Cooperativa de Pedrinhas Paulista deixa para a Embrapa Soja Londrina,” finaliza.

You may also like

Leia Mais