Destaque

20 de maio: Dia Mundial da Abelha

Comemoramos nesse dia 20 de maio o ‘Dia Mundial da Abelha’. A data foi instituída pela Assembléia Geral das Nações Unidas para destacar o importante papel desse inseto no equilíbrio do nosso ecossistema.

No setor da agricultura, vários cultivos dependem da polinização feita pelas abelhas. Essa relação está ligada à medida que a cultura precisa do processo para alcançar o seu potencial produtivo, não apenas em quantidade, mas em qualidade também. “Os cultivos dependentes de polinização por abelhas, se não polinizados, registram perdas de produção entre 40% e 100% de uma lavoura. Os cultivos beneficiados podem perder entre 10% e 40%”, revela Daniel Espanholeto, médico veterinário, especialista em uso correto e seguro do Colmeia Viva e Rhaissa Michievicy, engenheira agrônoma, analista de uso correto e seguro do Colmeia Viva.

Trabalhando há 36 anos em contato com as abelhas, o apicultor Anízio Carlos Giuseppin desenvolveu muito carinho pela profissão e teve um grande aprendizado com os insetos. “Uma coisa que compreendi com elas é a organização. Até brinco que em termos de sociedade, somos pequenininhos. Se existisse um trabalho entre os humanos, todos em conjunto, a humanidade teria tudo para ser melhor”, ressaltou Giuseppin, responsável pelos ‘Apiários Umuarama’.

A organização das abelhas também foi citada pelo apicultor Eduardo Iacobacci de Pedrinhas Paulista (SP). Ele contou para a equipe da Revista Agrícola que rasgou um pedaço da luva de proteção enquanto mexia nas colmeias. Uma das abelhas achou o pedaço de pele e picou a mão dele. A ferroada atraiu o resto do enxame para o mesmo local. “Elas sabiam que ali naquele cantinho iam conseguir atacar, são muito protetoras com o mel e se organizam até esse ponto”, relatou Iacobacci.

A Revista Agrícola está preparando reportagens especiais para o Dia do Apicultor (22 de maio). Fique ligado no nosso portal de notícias.

 

 

Talvez você goste

Leia Mais