Destaque Eventos Rally Mulheres do Agro São Paulo

5° Congresso das Mulheres do Agronegócio tem expectativa de público de 2.100 mulheres

O Congresso das Mulheres do Agronegócio (CNMA) terá em 2020 a comemoração de sua edição comemorativa de cinco anos. O evento será realizado dia 27 e 28 de outubro no Transamerica Expo Center, em São Paulo-SP e tem como tema “Mulher Brasileira: A Voz Global”. A expectativa de público é reunir cerda de 2100 participantes de todo Brasil e de outros países para debater o protagonismo feminino no setor.

Uma pesquisa inédita feita entre parcerias da Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG) e a empresa de auditoria PwC traçou o perfil da mulher no agronegócio brasileiro, que resultou na formação do CNMA em 2016. A Show Manager do evento por quatro edições, Renata Camargo, contou que nesse momento foi despertado o desejo de debater a atuação feminina no setor, criando um evento totalmente voltado para mulheres. “Naquele primeiro ano reunimos 600 mulheres e exploramos o tema ‘Desenvolvendo oportunidades na era da eficiência e sensibilidade’”, relata.

O sucesso da primeira edição inspirou o debate “Liderança globalizada, empreendedora e integrada” no evento de 2017. Mulheres de todo Brasil vieram prestigiar palestrantes nacionais e internacionais e fazer parte do movimento CNMA que começava a ter grande destaque, colocando em evidência o protagonismo das mulheres no agronegócio. A alta procura pela participação no evento fez com que as inscrições batessem recorde de público e os mil ingressos se esgotaram dois meses antes do evento.

O ano de 2018 teve como tema “2030: o futuro agora, na prática”.  A organização buscava uma mulher real para representar as milhares de profissionais que atuam no agro do Brasil. Foi escolhida a engenheira agrônoma, mãe de três filhos e produtora de cereais em Capão Bonito (SP), Elizana Baldissera Paranhos, para ser a embaixadora do evento. “Ter uma personalidade à frente do evento deu certo: foram 1.500 congressistas nacionais e internacionais, um novo recorde de público e a consolidação de que estávamos no caminho certo”, salienta Renata.

A 3ª edição do CNMA também lançou duas novidades: o prêmio “Mulheres do Agronegócio”, realizado pela Bayer, em parceria com a ABAG, que visava reconhecer e valorizar a importância da presença feminina no campo e incentivar a atuação delas no setor; e a Academia de Liderança das Mulheres do Agronegócio, da Corteva, também em parceria com a ABAG e a Fundação Dom Cabral (FDC), para capacitar as mulheres brasileiras que tiram seu sustento e de suas famílias da atividade no campo.

Para a 4ª edição do CNMA, em 2019, a embaixadora escolhida foi a produtora rural, pecuarista e empresária Norma Gatto, de Rondonóplis (MT). Foram 1.900 congressistas e mais de 50 patrocinadores. Outra novidade da edição foi o lançamento da campanha #minhavoznoagro, em que as congressistas tiveram a oportunidade de subir no palco e contar suas histórias de sucesso, seus objetivos e compartilhar dificuldades. A edição incluiu ainda o lançamento do Livro “Mulheres do Agro”, que reúne histórias inspiradoras de mulheres que fazem a diferença no agronegócio do país.

Edição comemorativa de cinco anos

O encontro deste ano, que terá como tema central “Mulher Brasileira: A Voz Global”, abordará temas estratégicos que contribuirão para entender as mudanças do cenário pós-pandemia no agronegócio, entre eles: Ambiente Econômico Político, Comércio Internacional, Visão e Gestão de Negócio, além das perspectivas 2020-2021. O evento contará ainda com ações especiais em comemoração aos cinco anos desse movimento que é o CNMA, em busca do protagonismo feminino.

A primeira delas é a nomeação da embaixadora deste ano, a agropecuarista Sônia Bonato, que foi homenageada pelo Prêmio Mulheres do Agro Bayer na edição de 2019. “É um grande orgulho poder representar as mulheres do agronegócio e uma honra ter um Congresso que nos leva a conhecer melhor o nosso potencial”, afirmou Sônia.

Entre as novidades desse ano está a criação de um comitê com representantes de empresas, entidades e formadores de opinião do setor para formatar conteúdos que contribuirão, juntamente com a curadoria do professor e jornalista, José Luiz Tejon Megido, para a programação do evento.

Além da arena principal, que este ano será dividida em cinco partes, a edição comemorativa contará com a Arena do Conhecimento ativa durante os intervalos, com capacidade para 50 pessoas, nos dois dias. Mais informações sobre as edições passadas e inscrições para a 5ª edição podem ser encontradas pelo site www.mulheresdoagro.com.br

Talvez você goste

Leia Mais