Destaque Notícias

Bola da Copa do Mundo é feita com composto proveniente da cana-de-açúcar

Borracha sintética é fabricada pela Arlanxeo em sua unidade de Triunfo no Rio Grande do Sul

A bola oficial da Copa do Mundo de Futebol de 2018, a Telstar 18, tem em sua composição uma borracha fabricada com etileno de base biológica extraído da cana-de-açúcar

O composto de borracha, batizado de EPDM Keltan Eco, é produzido pela Arlanxeo, joint venture entre a Lanxess e a Saudi Aramco, em sua unidade de Triunfo, no Rio Grande do Sul.

Segundo a Arlanxeo, a borracha é encontrada na camada de espuma logo abaixo da superfície da bola e serve de almofada para garantir características ideais de quique durante os jogos.

A empresa declara que os materiais utilizados nessa camada devem atender a requisitos como densidade, dureza e peso, que garantam características de performance como elasticidade e resiliência.

De acordo com a Arlanxeo, a Telstar 18 já foi testada em jogos de grandes clubes, como o Real Madrid.

“Para nós, a sustentabilidade ecológica foi um critério essencial na seleção de produtos para a bola de futebol da Copa do Mundo”, diz Stefan Bichler, gerente de projetos de Operações de Futebol na Adidas AG. “Queríamos criar a nova bola utilizando materiais de alta tecnologia que possuem características de performance impressionantes, além de serem sustentáveis.”

Talvez você goste

Leia Mais