Destaque Notícias Pecuária

Expozebu: Empresa enfatiza suplementação para bovinos no período seco

A Expozebu, uma das maiores e principais feiras de zebuínos do Brasil, acontece do próximo dia 28 a 6 de maio. O evento reúne os principais bovinos de corte das elites do país e conta com a presença de diversos expositores. Um deles é a Guabi Nutrição Animal, que este ano traz a discussão da importância da suplementação de bovinos no período seco.

Entre abril e setembro, os países localizados no trópico sul têm sua produção de forragens afetada pela estacionalidade, o que torna praticamente impossível conciliar a produção de forragem de alta qualidade durante o ano todo com a demanda de nutrientes que os animais precisam.

Então surge a necessidade de suplementação mineral, proteica e energética dos bovinos na época seca, momento em que o objetivo dos pecuaristas deve ser o incremento do ganho de peso dos animais.

Se os bovinos não são suplementados com fontes proteicas, energéticas e mineral adequadas no período seco, o desempenho é ruim. Ao suplementar os animais com nutrientes limitantes na forragem nesta época haverá incremento no consumo de forragem e maior digestibilidade do alimento ingerido. A adoção desta prática elimina o chamado “boi sanfona”, animal que perde peso no período seco do ano, fato que compromete a eficiência econômica e produtiva de qualquer propriedade.  Com o suplemento mineral adequado, a deficiência nutricional será corrigida, proporcionando ganho de peso ao animal.

O fornecimento de um suplemento mineral proteico, com pelo menos 30% de Proteína Bruta, que propicie o consumo de 100g de proteinado / 100 kg de peso vivo, resultará em um ganho de peso que vai variar de 150 a 250 g/animal/dia. Já o fornecimento de um suplemento mineral proteico/energético, com pelo menos 30% de Proteína Bruta, que proporcione o consumo de 200g / 100 kg de Peso Vivo, terá em um ganho de peso com variação de 300 a 500 g/animal/dia. O ponto fundamental, independente do suplemento, é a presença de oferta de forragem suficiente.

Um bom suplemento proteico e/ou proteico/energético apresenta teores de sódio, farelos vegetais e ureia adequados para regular o consumo de tais suplementos.

Da Redação

Assessoria de Imprensa

Divulgação

Talvez você goste

Leia Mais