Destaque Notícias São Paulo

Plantas Daninhas: É preciso pensar em sua resistência aos herbicidas

Dados da consultoria Sparks Companies Inc. mostram que a resistência de plantas daninhas aos herbicidas aumenta 6,2% ao ano. Se usarmos este número, que parece baixo e sem importância quando isolado, para uma rápida estimativa do futuro, teremos um dado alarmante: até 2025 a resistência aos herbicidas será 55,8% maior.
Atualmente, estes 6,2% afeta a produtividade em 20% no plantio de soja e 22% na produção de milho, por exemplo. Neste cenário, o que será da agricultura no País daqui a dez anos, se não brecarmos esta resistência?
Segundo a Sparks, 93% dos agricultores entendem que a resistência de plantas daninhas será um problema no futuro. Mas entender que será um problema não quer dizer compreender o problema ou como ele pode ser combatido. Hoje em dia o herbicida é usado incessantemente, sem estudos aprofundados sobre o motivo da sua queda de eficácia e nem como combater a crescente resistência das plantas daninhas.
São situações distintas, mas outras pragas como a ferrugem asiática na soja ou o bicudo no algodão precisam ser levadas em conta na situação das plantas daninhas. Fugiram do controle porque foram subestimadas.
Confira matéria completa na edição impressa da Revista Agrícola

Talvez você goste

Leia Mais