Destaque Paraná

Embrapa Soja, lança novas variedades em ‘Dia de Campo de inverno’ realizado em Londrina

 

A Embrapa Soja, o Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) e a Fundação Meridional de apoio a pesquisa, promoveram na manhã de sexta-feira 2, o dia de campo de inverno. O evento teve início ás 8h e encerrou as 12h.

O evento, foi realizado na vitrine de tecnologias da Embrapa, em Londrina (PR).  A Embrapa e a Fundação Meridional, realizaram o lançamento da cultivar de trigo BRS Jatobá e da cultivar de triticale BRS Surubim.

O pesquisador da Embrapa Soja Manoel Carlos Bassoi, falou com a reportagem da Revista Agrícola e destacou detalhes sobre as novas variedades.

Segundo Bassoi, um dos lançamentos é a BRS Jatobá, que é uma cultivar de trigo melhorador de ciclo precoce com ampla adaptabilidade e estabilidade de rendimento de grãos, no Paraná (regiões 1,2 e 3), Santa Catarina (regiões 1 e 2), São Paulo (região 2), Mato Grosso e em Mato Grosso do Sul (região 3). De acordo com o pesquisador Manoel Bassoi da Embrapa Soja, a cultivar apresenta porte baixo e boa tolerância ao acamamento e a germinação pré-colheita.

“Além disso, a cultivar apresenta excelente sanidade tendo como diferencial a resistência ao oídio e moderadamente resistente à giberélica, manchas foliares e ferrugem da folha. A cultivar, é apenas suscetível a brasone. “Por sua grande força de glúten, sua principal aplicação é na fabricação de pão industrial, mistura com farinhas fracas e produção de massas,” diz Bassoi.

Outro lançamento, é a BRS SURIBIM uma cultivar de triticale produtiva de ciclo médio…acompanhe matéria completa, na Edição impressa da Revista Agrícola de Agosto…

You may also like

Leia Mais