Destaque São Paulo

ESALQSHOW: Evento debate a Inovação para o Agronegócio Sustentável “Desafios e Oportunidades do Agro Brasileiro até 2030”

Focado em fortalecer a relação entre universidades e demais segmentos do agronegócio, foi dado início na manhã desta quarta-feira, dia 9, a terceira edição do ESALQSHOW. O Fórum de Inovação para o Agronegócio Sustentável, que este ano debate os “Desafios e Oportunidades do Agro Brasileiro até 2030”, prossegue nos dias 10 e 11 de outubro, das 9h às 17h, no campus da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” – Universidade de São Paulo (Esalq/USP), em Piracicaba (SP).

“O ESALQSHOW chega a sua terceira edição com a ideia de promover a interação entre as universidades e o setor privado. A aproximação das empresas é fundamental para que possamos trazer os anseios de quem produz para dentro da escola, e dentro das universidades termos as respostas fundamentais para quem produz”, salienta o presidente do Conselho Consultivo do ESALQSHOW, Luiz Carlos Corrêa Carvalho.

A abertura oficial do evento contou com a presença de autoridades e lideranças do setor. O secretário estadual de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Gustavo Diniz Junqueira, enfatizou a importância da universidade e do ESALQSHOW para o desenvolvimento do agronegócio.

“A Esalq é um verdadeiro ‘berço’ da agricultura tropical e tem dado exemplos para o Brasil e o mundo sobre o potencial que temos atualmente no Estado de São Paulo, seja na agricultura ou em outros segmentos. Boa parte disso graças ao trabalho primoroso que vem sendo desenvolvido pela universidade”, ressaltou Junqueira.

Compuseram a mesa o diretor da Esalq/USP, Durval Dourado Neto; o vice-reitor da USP, Antonio Carlos Hernandes; o vice-diretor da Esalq/USP, João Roberto Spotti Lopes; o presidente do Conselho Consultivo do ESALQSHOW, Luiz Carlos Corrêa Carvalho; a vice-prefeita do campus USP Luiz de Queiroz, TsaiSiu Mui; Marcos SawayaJank, titular da Cátedra Luiz de Queiroz. O evento recebeu também na abertura oficial o secretário adjunto de Comércio e Relações Internacionais, Flávio CampestrinBetarello, representando a ministra da Agricultura Tereza Cristina. Entre as autoridades piracicabanas, participaram do ato solene o vice-prefeito José Antonio de Godoy e a vereadora Nancy Thame.

“Hoje somos reconhecidos como centro de excelência no mundo das ciências agrárias, biológicas, ambientais e sociais aplicadas. Por isso, a universidade constitui-se como peça fundamental para a construção do alto patamar alcançado atualmente pela agricultura nacional no cenário mundial. Alicerçada nos pilares de ensino, pesquisa e educação, a Esalq/USP e seus profissionais regressos contribuíram, contribuem e vão continuar contribuindo para a geração de conhecimento e reconhecimento, aspectos fundamentais para o bem comum de toda a sociedade”, reforçou o diretor da Esalq/USP, Durval Dourado Neto.

Estudantes chineses de pós-graduação, coordenados pelo professor e pesquisador GuoPei, também chegaram a Piracicaba e participam dos três dias de ESALQSHOW. Ao todo são 14 alunos e dois professores, todos da China AgriculturalUniversity (CAU), situada em Beijing.

You may also like

Leia Mais