Cobertura Especial Destaque Notícias

Estrutura pré-montada pode resolver problemas de armazenagem de grãos

Edificação modular e de rápida montagem está sendo testada na Cocamar na cidade de Primeiro de Maio

A cada ano, o Brasil vem batendo recordes de produção de grãos. Mas nem todo o país está preparado para receber a safra e o seu armazenamento tem se tornado um problema.

Mas surgiu uma luz no fim do túnel. Um novo sistema de armazenagem temporária está sendo utilizado pela Cocamar no município de Primeiro de Maio, região de Londrina (PR). Uma estrutura pré-montada e modular permite uma rápida montagem e uma armazenagem eficiente. O sistema, com tecnologia canadense, utiliza aeração com fluxo de ar de acordo com a necessidade do produto, o qual fica protegido sob uma cobertura específica de polietileno reforçado.

A cooperativa está usando esta novidade como forma de minimizar a falta de armazéns para acondicionar os grandes volumes colhidos nesta temporada. A Cocamar possui capacidade estática de armazenagem de 1,2 milhão de toneladas de grãos; mas na recente colheita de soja (2016/17), recebeu cerca de 1,3 milhão de toneladas e, na atual safra de milho, a previsão é superar 1,2 milhão de toneladas.

Este sistema de armazenamento temporário permitirá à cooperativa estocar ainda 10 mil toneladas de soja no pátio da própria unidade. Isso possibilitará espaço nas estruturas tradicionais para acondicionar o milho em fase de colheita. A cooperativa deve manter esse sistema por seis meses.

You may also like

Leia Mais