Agronegócio Eventos Notícias

Grupo Unimaq demonstra nova colheitadeira S660 em Florínea

 

O Grupo Unimaq, concessionário John Deere para o Vale do Paranapanema, reuniu na primeira quinzena de julho, na propriedade da família Tondato, 20 produtores para demonstrar o desempenho da colheitadeira JD S660 em uma área de milho. Os participantes acompanharam a colheita de dentro e de fora da máquina. Eles puderam observar, de modo especial, o sistema auxiliando o operador na tomada de decisões sobre ajustes a serem realizados, ali mesmo, de dentro da cabine.

O coordenador de vendas do Grupo Unimaq, José Emilio dos Santos Junior, comenta ser a colheitadeira S660, com sistema de rotor e direcionamento por piloto automático, destaca-se na linha da interatividade. Emílio explica que as operações são determinadas pelo operador da maquina que, na tomada de decisões, conta com instruções norteadoras sinalizadas no painel de controle. “Este facilitador tem atraído operadores mais jovens e que já têm alguma familiaridade com as ferramentas tecnológicas em geral”, comenta.

A demonstração da nova máquina foi feita na colheita de milho com plataforma 600C, de 12 linhas de 50cm. Emílio diz só ter a agradecer os produtores que deixaram temporariamente seus afazeres no primeiro chamado da equipe Unimaq, demonstrando interesse em se interar das novas tecnologias desenvolvidas e voltadas para uma agricultura de precisão, com maior facilidade e melhores resultados no campo.

GUIA INTELIGENTE – O supervisor de Agricultura de Precisão do Grupo Unimaq, Bruno Cavina, comenta que a nova plataforma da máquina disponibilizada pela John Deere conta com o Guia Inteligente para a colheita do milho – Autotrac™ Rowsense™. Ele se refere a um sensor de linha instado na plataforma de milho, o qual ajuda bastante até mesmo na colheita do milho acamado ou com visibilidade prejudicada pela infestação de plantas daninhas.

A ideia é que os produtores que tenham colheitadeiras John Deere com piloto automático possam colher o milho plantado ou não com este recurso. “Na hora da colheita esta tecnologia traz rendimento em hectares/hora a mais que ele consegue fazer utilizando o piloto automático, sendo que de uma maneira convencional teria que trabalhar numa velocidade mais reduzida, a fim de colher aquele milho que está entrando na plataforma”, explica.

Cavina explica ainda que a máquina conduzida por piloto automático é direcionada por informações emitidas por um sensor que parte de um estande estabilizado na plataforma. “Quando capta uma falha ou está saindo de um talhão para outro, quando falha o sensor no estande, a informação passa a ser do GPS da máquina, sem qualquer prejuízo no andamento da operação”, informa.

– O produtor Antônio José “Tonzé” Tondato, anfitrião do encontro promovido pela Unimaq, no município de Florínea (SP) se declara fã da John Deere. Mais que isto, ele diz não ter sequer como opinar sobre outra marca, já que sua frota de maquinários é cem por cento John Deere. “A tecnologia que me é oferecida por este fabricante, somada ao pós-venda da Unimaq, satisfaz todas as exigências que eu tenho no campo”, afirma.

O produtor comenta ter uma colheitadeira 2012 modelo 9470 que lhe serve muito bem para a área que tem, porém o novo modelo de colheitadeira apresentado em sua propriedade demonstra surpreendente evolução tecnológica, com um rendimento esplêndido na medida em que preserva a qualidade do grão produzido. Na medida do possível, ele já vem se beneficiando da tecnologia de precisão, ao contar com um mapa de produção que lhe permite cruzar dados do solo com dados de produção e corrigir possíveis deficiências.  “Em dias como este fica para nós a certeza de que vale a pena evoluir sempre, pois a tecnologia é o caminho para a excelência no campo”, conclui.

You may also like

Leia Mais