Destaque Notícias Pecuária

Levantamento apresenta os temas mais prioritários para a sustentabilidade da Pecuária nacional

 

pecuária-02

Com o objetivo de identificar os temas prioritários e os maiores desafios da pecuária sustentável, a DOM Strategy Partners, consultoria 100% nacional focada em estratégia corporativa, a pedido do GTPS – Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável, elaborou em parceria com a Fundação Espaço ECO, organização sem fins lucrativos instituída pela Basf, o estudo “HotSpot Analysis – Sustentabilidade na Cadeia de Valor da Pecuária”.

O levantamento aponta quais são as prioridades atuais do setor pecuário brasileiro segundo um grupo formado por 40 stakeholders que estão envolvidos direta e indiretamente na cadeia de produção, tais como indústrias, cooperativas e associações, produtores, distribuidores, varejo, financiadores, ONGs, instituições de pesquisa e órgãos do governo. Ao todo, foram apresentados 34 aspectos relevantes que vão desde a qualidade da mão de obra ao uso de insumos certificados.

Dentre os temas mais críticos referidos no ranking, o quesito rentabilidade foi o mais lembrado pelos entrevistados, liderando o ranking com a nota 9,3. Em segundo lugar, com a nota 9,2, a regularização fundiária ambiental aparece na pesquisa como um dos principais entraves burocráticos para acesso ao crédito e/a evolução do negócio como um todo. A adoção de novas técnicas e tecnologias para manejo sustentável do uso da terra também foi lembrado na pesquisa sendo o terceiro item mais lembrados, com a pontuação 8,8.

pecuária-01

De acordo com Daniel Domeneghetti, CEO da DOM Strategy Partners, o estudo realizado em parceria com a Fundação Espaço ECO quer contribuir para a produção de informações com base científica, para atender o setor com orientações consistentes de pecuária sustentável.

“É um estudo inédito que tem por intuito ser uma espécie de manual prático para o segmento, dando uma orientação ao pecuarista de como ele pode atuar de forma mais efetiva e estratégica em prol da pecuária brasileira e os seus desafios”, completou Domeneghetti.

Outros temas identificados como importantes e que atingiram média acima de 8,5 no estudo são saúde, segurança e condições de trabalho, treinamento e capacitação, governança, gestão e administração, acesso a mercados e acordos comerciais, além de pesquisa de desenvolvimento.

 

Ranking completo do “HotSpot Analysis”

 

 

Tema Média
Rentabilidade 9,3
Regularização Fundiária/ Ambiental 9,2
Uso da Terra 8,8
Saúde, Segurança e Condições de Trabalho 8,8
Treinamento e Capacitação 8,7
Governança, Gestão e Administração 8,7
Acesso a Mercados e Acordos Comerciais 8,6
Pesquisa e Desenvolvimento 8,5
Manejo da Água 8,4
Qualidade da Mão de Obra 8,3
Segurança Alimentar 8,3
Credibilidade e Imagem do Pecuarista e Produtor Rural 8,3
Impostos e Carga Tributária 8,2
Qualidade de Vida para o Produtor Rural 8,2
Rastreabilidade 8,2
Financiamento, Crédito e Câmbio 8,2
Logística, Frete e Transporte 8,1
Representatividade do Setor Junto ao Governo 8,1
Regulamentação 7,9
Geração de Emprego e Renda 7,9
Questões Fundiárias e Indígenas 7,9
Mudanças Climáticas 7,6
Perdas e Desperdícios 7,5
Reciclagem 7,4
Biodiversidade e Biotecnologia 7,4
Relações com Comunidades 7,2
Energia 7,2
Qualidade Nutricional e Consumo Consciente 7,2
Cooperativismo 7,1
Gestão Integrada de Pragas e Doenças 7,1
Tipificação 6,9
Preço de Venda Final 6,9
Uso de Insumos Certificados 6,5
Certificação e Selos 6,4

 

 

You may also like

Leia Mais