Destaque Notícias Rally da Soja 2017

Rally da Soja visita propriedade em Palmital

RENATA BALDO

O Rally da Soja entrevistou nesta sexta-feira (22) o produtor rural José Montechiesi. Nesta Safra Verão ele plantou 115 hectares de soja em sucessão ao milho safrinha nas propriedades que têm distribuídas por três bairros rurais em Palmital-SP; Águas Claras, Água Nova, e 3 Ilhas. O plantio foi realizado em duas etapas, sendo a primeira de 11 a 15 de outubro e a segunda de 23 de outubro a 02 de novembro.

Apesar de o plantio ter sido realizado dentro de uma janela considera ideal, a germinação ficou aquém do esperado pelo produtor por conta das baixas temperaturas e encharcamento do solo. A soja plantada na primeira etapa foi a que mais sentiu a estiagem que se estabeleceu pelo período de 15 dias aproximadametne. “Até a semana passada estávamos sem chuva, mas essa semana já choveu nesta região toda por volta de 100 mm”, estima.

Montechiese realiza a adubação de suas terras com base em analise de solo, mas ainda não pratica taxas variáveis. Ele também tem histórico para nematóide em parte de sua área e vem conseguindo amenizar o problema optando por variedade tolerante. Em relação aos tratos culturais o produtor já realizou duas aplicações de fungicidas; a primeira delas pensado mais em prevenir antracnose e a segunda à ferrugem asiática.

A segunda aplicação de defensivo inclui também inseticida para conter o percevejo que já começa a aparecer. “Temos feito esse manejo todos os anos quase como regra, sendo que nos últimos anos tivemos chuvas regulares e esse ano já enfrentamos um veranico de aproximadamente 15 dias”, comenta o produtor palmitalense que não está muito otimista em relação a essa Safra Verão. Ele acredita que não produzirá mais soja do que na safra anterior, quando sua média foi de 152 sacos por alqueire.

Patrocínio Ouro

O Rally da Soja teve início na segunda quinzena de setembro de 2017 e vai se estender até fevereiro de 2018. O Projeto tem o patrocínio da BASF e Sementes Elitt. O Rally percorrerá regiões do Estado de São Paulo e Paraná.

You may also like

Leia Mais