Destaque Notícias São Paulo

Rally FMC_ Presence é testado em Cândido Mota para controle do nematóide

 

CAMPO EXPERIMENTAL FMC

A Revista Agrícola esteve na manhã da última terça-feira (19), acompanhando o Rally FMC, visitando a propriedade do produtor e engenheiro agrônomo Oscar Knuppel em Nova Alexandria, distrito de Cândido Mota. O produtor é o primeiro na região a experimentar o Presence, um bionematicida para o tratamento de sementes visando o controle de nematóide. Ele optou por tratar inicialmente 3,5 alqueires de feijão irrigados, de uma área total de 20 alqueires ocupados com a mesma cultura. Os alqueires não tratados servirão de testemunha visual e também por meio de analises dos materiais em laboratório.

A expectativa do produtor é tão positiva que ele já optou por testar o produto também em parte da sua soja, que começa a ser plantada em área de pivô. Na escolha da área o produtor levou em conta o fato de o nematóide ter o seu desenvolvimento favorecido pela umidade do solo. Já, no sequeiro a variedade de soja plantada também será resistente ao nematóide. A partir deste experimento o produtor avaliará qual área lhe trouxe um ganho de produtividade, norteando desta forma a condução dos plantios futuros.

A propriedade de Knuppel tem histórico para nematóide e, junto a FMC, líder no segmento, ele vem buscando soluções para um controle mais efetivo e, conseqüente, aumento da produtividade na propriedade. O assistente técnico comercial da FMC na região, Andre Gazotto, explica que o Presence é um nematicida biológico para o tratamento de semente por meio do qual a bactéria vai colonizando a raiz e impede a penetração do nematóide, sem nenhum impacto ambiental e de maneira benéfica ao solo.

Gazotto comenta que o produtor Knuppel foi escolhido para esse campo experimental pioneiro na região por ter amplo conhecimento técnico, ser também engenheiro agrônomo e altamente influenciador na região. “O produtor terá o resultado do seu investimento na colheita e também por meio de uma analise do solo que colhemos hoje e encaminhamos ao laboratório, traçando um comparativo da área sem e da área com Presence.

 

 

You may also like

Leia Mais