São Paulo

Rede Educare em parceria com a BASF e Coopercitrus leva projeto Leitura no Campo à Bebedouro (SP)

No dia 6 de setembro (sexta-feira), 1.200 novos livros, entre romaces, mangás, contos, filmes e títulos juvenis chegam ao Educandário Santo Antônio situado no município de Bebedouro, em São Paulo. O novo acervo é uma das ações do projeto Leitura no Campo, que tem realização da Rede Educare e patrocínio da BASF, via Lei de Incentivo à Cultura da Secretaria Especial de Cultura e a cooperativa Coopercitrus, que foi a responsável pela seleção da instituição a ser beneficiada.

Além de títulos que são de difícil acesso e estão entre os livros mais procurados pelo público infantil e infanto-juvenil, a instituição ganha a revitalização da sua biblioteca com espaço de pintura, mesas e cadeiras de leitura e ambientação lúdica para acolhimento dos seus 275 estudantes – entre 4 e 15 anos -, que frequentam as séries da educação infantil e do ensino fundamental. O espaço beneficiará não só os alunos, como também toda a comunidade do entorno.

“Estamos muito felizes com esta conquista. O projeto qualificará nossas atividades, ofertando acervo e espaço lúdico e diferenciado para nossos educandos. Sabemos que a leitura, sem dúvida, consolida o aprendizado e contribui para o desenvolvimento humano. Sendo assim, potencializará os nossos resultados, na perspectiva da formação integral e garantia de direitos das nossas crianças e adolescentes”, comemora Márcia Heloisa Iquegami, Diretora-presidente do Educandário Santo Antônio.

O projeto Leitura no Campo busca a formação de novos leitores em comunidades com pouco acesso à literatura. Sua atuação prevê qualificação de bibliotecas comunitárias e complementação de acervo em bibliotecas de escolas, incluindo a revitalização de espaços de leitura. O foco é oferecer novos títulos que abrangem temas atuais, dando espaço para a diversidade, com livros em braile e áudio-livros.

Neste ano, o Leitura no Campo vai reestruturar, no total, 10 bibliotecas ou espaços de leitura já existentes no Brasil, tanto no que tange à adequação do espaço físico como a doação de acervos. O projeto vem atuando em espaços que precisam de suporte e melhorias para atender as comunidades do país. Além de municípios do interior de São Paulo, o projeto também chega, este ano, a estados como Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Bahia.

O acompanhamento do projeto após a doação do acervo é realizado pelas escolas por meio do sistema Biblioteca Fácil que gera relatórios sobre empréstimos, livros lidos e temas mais buscados. O Leitura no Campo parte do princípio de que as bibliotecas são espaços vivos para trabalhar a imaginação, a colaboração, a aprendizagem e a produção de conhecimento.

“Um grande desafio do nosso projeto é dar acesso ao livro e à leitura em comunidades no interior do Brasil. No entanto, o desafio vai além de ter bibliotecas, precisamos democratizar a leitura e o ato de ler”, explica Katia Rocha, diretora da Rede Educare.

A BASF, empresa química líder mundial em inovação e parceira do projeto, visa assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, além de promover oportunidades de aprendizagem para todos. “Acreditamos que essa ação trará bons resultados no ensino dos alunos e toda comunidade do entorno. Ficamos honrados em fazer parte dessa parceira de extrema importância. Ações como essas, focando em evolução e solução, nos move no dia a dia”, finaliza Giuliano Igarashi, gerente de Contas Especiais da BASF para região de Bebedouro.

A iniciativa do projeto Leitura no Campo vai ao encontro da Lei nº 12.244 de 24 de maio de 2010, que estabelece a obrigatoriedade de haver biblioteca nas instituições de ensino do país. O projeto também auxilia no processo educacional, na redução do analfabetismo e na formação de um público consumidor de cultura.

SERVIÇO

Leitura no Campo–Bebedouro (SP)

Inauguração: 06/09 (sexta-feira)

Horário: 9h30

Local: Educandário Santo Antônio de Bebedouro

Endereço: Praça Nivaldo Salvador, 95 – Jardim São Francisco, Bebedouro.

You may also like

Leia Mais