Destaque Eventos

Tecnologias de irrigação serão destaques na AgroBrasília

Para o evento que acontece de 17 a 21 de maio, Lindsay fará demonstrações de suas soluções que ajudam a tornar a agricultura mais produtiva, sustentável e eficiente com economia de energia e uso racional da água

Contribuir para uma agricultura mais produtiva, sustentável e eficiente com economia de energia e uso racional da água, tem sido o grande objetivo da Lindsay nos últimos anos. A empresa que atua na fabricação e distribuição de pivôs centrais, laterais e tecnologia para irrigação, reforça esse propósito e mais uma vez marca presença na AgroBrasília, feira de tecnologia e negócios voltada para empreendedores rurais de diversos portes e segmentos que acontece de 17 a 21 de maio na capital federal.

Entre as soluções desenvolvidas com este foco e que poderá ser vista de perto pelos produtores que estiverem na feira está o FieldNET Advisor, ferramenta totalmente integrada ao FieldNET, para gerenciamento e manejo da operação de forma remota. O propósito do FieldNET Advisor é ajudar o agricultor a aplicar somente a quantidade de água necessária, permitindo que as plantas se desenvolvam sem entrar em estresse hídrico, atingindo o máximo do seu potencial produtivo. Mas, isso tudo, com foco em reduzir os custos com energia, otimizar o uso da água, e claro, deslocamentos ao campo para operar e acompanhar o funcionamento dos pivôs.

Segundo Gabriel Guarda, engenheiro agrônomo e especialista da Lindsay, clientes que já utilizam a ferramenta e seguem as recomendações, conseguiram aumentar a produção e reduziram o consumo de água. “Há relatos, por exemplo, de economia de até 40%, mas, claro que esse expressivo resultado depende da forma que o produtor irriga. Contudo, na média, a economia tem sido entre 15% a 20%”, diz.

O FieldNET Advisor, também possibilita o suporte necessário para acabar com as dúvidas na hora de irrigar. Antes, essas informações estavam disponíveis em locais e dispositivos diferentes, o que não facilitava a atividade e ainda demandava mais tempo. Agora, em uma única plataforma, já é possível visualizar os dados mais importantes de todas as áreas irrigadas, incluindo o consumo de água do solo, recomendação da próxima data de início da irrigação e lâmina a aplicar para evitar o estresse hídrico da cultura. “Basta o produtor colocar o cronograma e as recomendações em ação com um simples toque no botão em um smartphone, tablet ou computador”, acrescenta o especialista.

Espaço interativo

Segundo o doutor em engenharia agrícola e gerente de treinamentos da Pivot Máquinas Agrícolas e Sistemas de Irrigação, Enoque Pereira da Silva, durante o evento, além de saber mais sobre as soluções para irrigação, os visitantes terão a oportunidade de ver um pivô Zimmatic em funcionamento. “Teremos um equipamento Zimmatic by Lindsay que será montado na área externa e o público também poderá manusear os painéis através do FieldNET. Além disso, o visitante poderá ver a irrigação por gotejamento subterrânea, que é uma nova tendência”, destacou.

Haverá ainda um espaço no estande, com capacidade para grupos de até 20 pessoas, onde serão ministrados dois cursos todos os dias sobre temas relacionados à agricultura irrigada. “As aulas serão conduzidas por professores, profissionais de empresas de alta tecnologia de aplicação de irrigação, soluções de engenharias, entre outros. Convidamos os visitantes a virem até o nosso espaço para participarem”, reforça Silva.

Parceria consolidada

Na última edição presencial da AgroBrasília, em 2019, a Lindsay anunciou oficialmente a Pivot Equipamentos Agrícolas, como a sua mais nova parceira como revenda das marcas Zimmatic e FieldNET by Lindsay. Desde então, a empresa passou a ser a distribuidora oficial da multinacional nas regiões de Goiás, Distrito Federal, Oeste de Minas Gerais, Oeste da Bahia e sul de Tocantins.

Após três anos, a parceria só se fortaleceu, a revenda tem sido grande responsável por projetos, principalmente na região de Brasília e seu entorno. “Esta é uma região mais diversificada de produção, que vai desde produtores de grãos até hortifrutigranjeiros, com uma característica muito comum de ser altamente intensificado com três safras anuais. Apresentam perfis muito tecnificados e valorizam as novas soluções, principalmente por estarem em uma área estratégica muito próximo aos grandes centros”, disse o gerente da Pivot.

Sobre a feira

Depois de três anos sem ser realizada devido às medidas restritivas de isolamento pela covid-19, a AgroBrasília retorna cheia de novidades para a edição de 2022. A tradicional feira agro do Distrito Federal, contará com seminários e palestras, além de exposições de novas tecnologias para todos os segmentos de produtores rurais. A organização do evento espera a presença de aproximadamente 2,5 mil produtores.

Durante o evento, o público tem contato com as melhores novidades em maquinários, implementos agrícolas, insumos, sustentabilidade, genética animal e vegetal, pesquisas e biotecnologias. Em 2019, cerca de 121 mil pessoas visitaram o local, que contou com 480 expositores e resultou em uma movimentação financeira de R$ 1,2 bilhão.

You may also like

Leia Mais