São Paulo

Governo do Estado fomenta agronegócio com a entrega de equipamentos agrícolas e Dia de Campo na Fazenda Santa Elisa, em Campinas


Cerca de 800 produtores rurais de 20 municípios do interior paulista receberão orientações sobre vários temas técnicos da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo no “Dia de Campo: Caminhos do Agro SP”, que será realizado no próximo dia 12, às 8h30, na Fazenda Santa Elisa, em Campinas. 

O evento terá a presença do governador João Doria e do secretário Gustavo Junqueira, que entregarão 20 kits do Patrulha Agrícola, composto de equipamentos para auxiliar os agricultores que conduzem principalmente as culturas de grãos (milho e soja), cana-de-açúcar e pastagem. 

A ação faz parte do Cidadania no Campo, projeto estratégico da Pasta Estadual para promover o desenvolvimento sustentável na área rural, e englobará os seguintes municípios: Américo de Campos, Areiópolis,  Cajobi, Conchas, Espírito Santo do Pinhal, Guaimbê, Guará, Itaí, Itapetininga, Jambeiro, Juquitiba, Mendonça, Mogi Mirim, Paranapanema, Paulicéia, Promissão, São José dos Campos, São Miguel Arcanjo, Taubaté e Teodoro Sampaio. O kit, que será entregue às administrações de cada município, é composto de um trator, uma semeadeira, um pulverizador e um distribuidor de calcário e poderá ser utilizado por todos os agricultores. 

Ao visitar seis estações temáticas montadas na Fazenda, os produtores terão acesso a informações teóricas e práticas, podendo esclarecer dúvidas com os técnicos das áreas de pesquisa, extensão rural e defesa agropecuária do Estado. 

Na primeira estação, será realizada uma dinâmica com instruções de operação e calibração dos equipamentos contidos no kit Patrulha Agrícola. Na segunda estação, os produtores poderão conhecer novas tecnologias aplicadas aos silos com a empresa iSilos; a terceira estação trará inovações da Syngenta; na quarta estação, será apresentado o Programa Aplique Bem, da Secretaria, que orienta sobre a correta aplicação de defensivos agrícolas.  
Também haverá uma estação voltada ao trabalho de economia circular e destinação das embalagens de defensivos agrícolas, realizado pelo Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV), do qual a Secretaria é parceria no Programa Campo Limpo. Já na sexta estação, os produtores saberão mais sobre segurança na utilização dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) utilizados na lavoura. 

You may also like

Leia Mais