Notícias

Emater e Embrapa realizam Giro Técnico em 23 municípios do Paraná

Os pesquisadores da Embrapa e os extensionistas da Emater-PR iniciaram, na safra 2017/2018, o Giro Técnico da soja, encontros que serão realizados em 23 município do Paraná para demonstrar resultados a campo e debater a adoção de boas práticas agrícolas no Estado.

O Giro Técnico irá reunir aproximadamente 1 mil produtores nos eventos que serão realizados em Unidades de Referência (URs), instaladas em lavouras de produtores de soja, assistidos pela Emater. Essas URs são conduzidas pelos produtores, a partir de protocolos de boas práticas agrícolas, definidos pela Emater e pela Embrapa.

“Pretendemos reunir técnicos, lideranças locais e produtores de cada região e debater os desafios na condução das lavouras, assim como incentivar a adoção de práticas sustentáveis que trazem benefícios econômicos e ambientais”,

diz o pesquisador da Embrapa André Prando. O coordenador do projeto grãos da Emater, Nelson Harger, afirma que o Giro Técnico possibilita a troca de informações e também oferece a oportunidade para apresentação dos resultados obtidos.

O primeiro evento foi realizado em Doutor Camargo, no dia 27 de novembro, e outros 22 municípios irão promover o Giro Técnico: Atalaia, São Jorge do Ivaí, Itambé, Ubiratã, Nova Aurora, Vera Cruz do Oeste, Terra Roxa, Maringá, Floraí, Marialva, Arapongas, Santa Mariana, Andirá, Bela Vista do Paraíso, Ibiporã, Reserva, Palmeira, Antônio Olinto, Pato Branco, Boa Esperança do Iguaçu.

A programação do Giro Técnico prevê o debate sobre diferentes aspectos do manejo integrado de pragas e doenças, práticas de inoculação e coinoculação e tecnologia de aplicação de agroquímicos.

 

Giro Técnico – O evento vem sendo realizado há vários anos. Na safra 2016/2017, foram instaladas 163 URs, em propriedades rurais de 75 municípios assistidos pela Emater, no Paraná. Os resultados obtidos nessas URs foram consolidados em duas publicações : Resultados do Manejo Integrado de Pragas da soja na safra 2016/17 no Paraná e também Monitoramento de Phakopsora pachyrhizi para tomada de decisão do controle da ferrugem-asiática da soja: relato da experiência da Emater-PR na safra 2016-2017.

Faça parte do nosso grupo de WhatsApp e fique atualizado.

Participar do Grupo

You may also like

Leia Mais