Agronegócio Destaque Notícias

Com redução do orçamento, Governo pede suspensão das contratações de linhas de crédito do Plano Safra 2020/21

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) publicou um documento assinado pela Área de Operações e Canais Digitais suspendendo protocolos de pedidos de financiamento e contratação de operações de crédito do Plano Safra 2020/2021 a partir desta última quarta-feira (05.05).

A publicação é divulgada após o recebimento do ofício da Secretaria do Tesouro Nacional na terça-feira, dia 4 de maio, pedindo às instituições financeiras que haja uma suspensão das contratações de linhas de crédito.

A medida é consequencia da redução do orçamento deste ano de 2021 para programas de subvenção ao financiamento agropecuário.

Já no mês de abril, no evento da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, o subsecretário de Política Agrícola e Negócios Ambientais do Ministério da Economia, Rogério Boueri, havia informado uma preocupação com os cortes orçamentários. “O Tesouro Nacional está esperando a sanção do orçamento para enviar os ofícios aos bancos para que não façam mais operações por ausência de orçamento”, comentou.

O subsecretário chamou a atenção ainda para as consequências desses acontecimentos: “O orçamento 2021 é utilizado não só para pagar as operaçõeos de 2021, mas também para pagar as operações passadas. Esses recursos que foram cortado pelo Congresso fazem falta para pagar as operações passada”.

Corte no orçamento

O orçamento que foi sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro no mês passado teve um corte de cerca de R$2,5 bi em subvenções para operações agrícolas e pecuárias. No momento da sanção, ficou acordado que estes recursos seriam recompostos com a aprovação de um projeto de lei do Congresso Nacional (PLN 4/2021). Porém, até o momento, não houve acordo entre os líderes dos partidos para a votação da matéria e ela sequer foi pautada.

Ontem (05.05), a ministra da Agricultura, em audiência na Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados, pediu aos parlamentares que não estendam a votação do PLN4/2021. Ela admitiu estar preocupada com a falta das verbas.

Faça parte do nosso grupo de WhatsApp e fique atualizado.

Participar do Grupo

You may also like

Leia Mais