A plataforma Orbia nasce com a proposta de ligar o agricultor a uma rede para facilitar seus processos, fazer negócios e gerar valor. Esta nova empresa visa criar uma nova proposta de valor para todos os stakeholders que compõem a cadeia tradicional por meio de três plataformas distintas. “A criação de uma nova empresa foi necessária para possibilitar esta expansão para o mercado”, pondera o CEO da Orbia, Ivan Moreno.
O programa de fidelidade por coalizão permite a ampliação do modelo atual para um novo formato, no qual outras empresas do agronegócio também ofereçam pontos em suas transações e expandam a oferta de produtos e serviços para serem trocados por pontos. “O modelo gera valor ao cliente final e aumenta de forma significativa a retenção deste cliente para as empresas aderentes”, explica Moreno. Esse programa de coalizão com foco no agronegócio já nasce com catálogo relevante com mais de 700 produtos e serviços diferentes, além de uma base com 140 mil produtores engajados, o equivalente a 65% área plantada do Brasil.
A plataforma para venda de insumos permite que distribuidores e cooperativas comercializem seu portfólio por meio de um canal virtual, utilizando uma plataforma simplificada, que viabiliza a negociação e submissão de prescrição agronômica digital. A nova ferramenta de compra também permite ao produtor maior acesso à oferta de crédito, assim como respeita às políticas de distribuição estabelecidas pela indústria.
A plataforma para compra e venda de commodities oferece uma ferramenta moderna para a comercialização da produção de forma direta, ampliando o acesso ao mercado para produtores e originadores. Além disso, permite a mitigação de riscos de crédito para tradings e distribuidores e viabiliza que o produtor utilize sua produção como meio de pagamento. A proposta expande o modelo do Made in Farm, projeto piloto que funciona há mais de 2 anos por meio da venda direta de cafeicultores que comercializam a sua produção.